No fim de semana de 11 e 12 de outubro fomos passear pelo Minho.
Saímos de Coimbra num dia maravilhoso de sol com destino a Braga para visita ao centro histórico, passeando pelas ruas repletas de gente e vendo os imponentes monumentos que ladeiam as suas ruas, daí chamada a "Roma portuguesa".
Seguimos para visita do Santuário da Nossa Senhora do Sameiro, implantado no cimo do monte com o mesmo nome, situado a 566 metros de altitude, é um dos locais de culto mariano mais visitados em Portugal, proporcionando uma vista privilegiada sobre a cidade de Braga.
Com uns jardins espetaculares e mesas de picnic foi onde todos nos instalámos para degustar os belos petiscos que o grupo levava, aí fizemos o nosso almoço partilhado, entre chouriços assados, queijos de Castelo Branco, bola de carnes, salgados e outros petiscos maravilhosos, num ambiente de boa disposição e convívio.
Para fazermos a digestão nada melhor do que a visita ao Bom Jesus do Monte onde na esplanada e com uma vista maravilhosa tomamos o nosso café, visitámos o Santuário e descemos a sua escadaria com um total de 573 degraus, divididos em três partes: 376 degraus do pórtico até ao escadório dos cinco sentidos, 104 degraus do escadório das virtudes e 93 degraus deste até ao adro, onde no final da escadaria, nos esperava o nosso autocarro.
Com destino a Viana do Castelo, ficámos alojados num belíssimo hotel frente ao mar onde alguns ainda aproveitaram a praia, a piscina e alguns descansaram, antes de abalarmos para o Arraial Popular da Malafaia.
Um serão diferente no meio de 2500 pessoas, sardinhas e carne assada, assistimos a diversos diversões e arraiais típicas do Minho.
No dia seguinte o destino Ponte de Lima e Barcelos.
Ponte de Lima é uma vila bonita com um centro histórico bem preservado. O grupo fez a visita livre pois havia feira no local e alguns perderam -se entre as barraquinhas, outros visitaram a belíssima ponte romana sobre o rio Lima que deu origem ao nome da vila, a capela do Anjo da Guarda e a igreja de Santo Antonio da Torre Velha, o chafariz nobre situado numa das entradas da vila, a igreja matriz e os seus maravilhosos jardins (que muitos não viram pois não atravessaram a ponte) o Parque Temático do Arnado onde decorre anualmente de maio até final de outubro, o Festival Internacional de Jardins, já galardoada com três vitórias no Concurso Nacional de Vilas e Cidades Floridas.
Em Barcelos e muito bem acompanhados por um “guia temporário local” que nos esperava e fez questão de nos mostrar os pontos mais emblemáticos do local … visitámos os belíssimos jardins todos muito bem cuidados, o pelourinho, o cruzeiro do Galo, a ponte medieval, a torre da Porta Nova, o Paço dos Condes de Barcelos um parque arqueológico ao ar livre com umas vistas maravilhosas sobre Barcelinhos e sobre o rio Lima. Como estava calor e o grupo se havia separado, estava na altura de nos dirigirmos ao restaurante para nos encontrarmos todos e assim usufruirmos de um sumptuoso almoço do agrado de todos.
Para finalizar com chave de ouro esta visita, foi o Núcleo Centro homenageado, com um belíssimo Galo de Barcelos certificado da artesã Inês Machado.
Foi mais um passeio de amigos, dos “sócios para os sócios”!
Veja
aqui mais fotografias desta saída.